Você ainda acha que tocar uma playlist genérica é o mesmo que ter uma identidade de respeito? Pois se prepara, porque vamos desmascarar essa ideia com aquela dose de verdade que só a Famulli traz!
O que seria uma Playlist ruim?
Playlist é aquela seleção de músicas que você escolhe para criar um clima – seja para animar uma loja, um evento ou até aquele happy hour. Legal, né? Mas, sejamos sinceros: a playlist se torna um 💩 pro seu negócio quando dá aquela sensação de um DJ improvisado, sem roteiro, sem identidade ou quando você só seleciona qualquer playlist aleatória num Spotify da vida (a não ser que esteja num churras de domingo, aí tá valendo até aquele modão caipira ihuuuu!!!). É como colocar uma trilha sonora aleatória na sua marca e esperar que o cliente se apaixone. Uma playlist pode até dar o clima, mas não deixa sua marca com personalidade.
Até mesmo a IA não cria uma playlist tão bem quanto um humano. Confira aqui se duvida:
🔗 Human Curation Retail Music Playlists
E uma Playlist mediana, como é?
Imagine que você acabou de abrir uma loja de cupcakes veganos para hipsters descolados. Você decide que tocar heavy metal não vai combinar com a vibe do ambiente (a menos que seus cupcakes sejam realmente hardcore). Então, você opta por uma playlist de indie folk suave para criar aquela atmosfera acolhedora.
Vantagens das Playlists medianas:
- Fáceis de criar: Com plataformas de streaming, montar uma playlist é tão simples quanto escolher os ingredientes do seu cupcake.
- Flexíveis: Pode atualizar as músicas conforme o humor do dia ou a estação do ano.
- Custo-benefício: Não requer investimentos significativos, apenas uma boa curadoria musical.
Desvantagens das Playlists medianas:
- Falta de exclusividade: Sua marca não terá uma identidade sonora única.
- Licenciamento: Dependendo do uso, pode ser necessário pagar por direitos autorais (e o precinho é bem “transparente”).
🔗 Leia esta matéria aqui pra entender mais como o ECAD funciona!
Bom, faltou falar agora daquela playlist f#da!
Agora, digamos que sua loja de cupcakes queira ir além e criar uma conexão emocional profunda com os clientes. Você decide que, sempre que alguém morder um cupcake, uma melodia exclusiva tocará, fazendo com que todos lembrem da sua marca. Isso sim é playlist f#da (engloba o branding sonoro).
Branding Sonoro envolve a criação de sons, jingles ou músicas exclusivas que representam a identidade da sua marca. É como dar uma voz única ao seu negócio, algo que ninguém mais tem.
🔗 Confira nosso pacote ATMOS de Voz da Marca
Vantagens de uma playlist f#da:
- Identidade única: Sua marca será imediatamente reconhecida pelo som exclusivo.
- Conexão emocional: Sons personalizados podem evocar emoções específicas nos clientes.
- Memorabilidade: Um jingle cativante pode ficar na cabeça das pessoas por dias (claro que haverão os haters que podem até odiar, mas é aquele velho ditado: “falem bem ou falem mal…”
Desvantagens de uma playlist f#da:
- Investimento: Criar uma identidade sonora personalizada requer tempo e dinheiro.
- Complexidade: É necessário um entendimento profundo da marca para desenvolver algo que realmente a represente.
Então, Qual Você Precisa?
Se sua empresa está começando e você deseja apenas criar um ambiente agradável para os clientes, uma playlist bem curada pode ser suficiente. Mas, se você busca uma identidade sonora única que diferencie sua marca no mercado, investir em branding sonoro é o caminho a seguir (aqui na Famulli dizemos Voz da Marca pra facilitar esses termos técnicos que às vezes só atrapalham rsrs).
Lembre-se: enquanto uma playlist é como escolher a roupa do dia, a voz de uma marca é fazer uma tatuagem que representa quem você é. Escolha com sabedoria!
🔗 Saiba mais sobre o poder que o som causa nos ambientes!
🚨 Um adendo:
Procure entender mais sobre a Lei n° 9.610/98 para evitar dores de cabeça no futuro. Não é tão simples somente colocar uma playlist no seu Spotify Premium pra tocar na loja, pois há algumas regras específicas que precisa seguir pra não estar irregular seu estabelecimento.
O intuito aqui não é te botar medo, e sim te fazer compreender os pós e contras dos direitos autorais (sabemos que a maioria dos locais botam música lá mesmo e não tão nem aí com as irregularidades – até porque muitas das regras do ECAD são absurdas, mas isso é um papo pra outra matéria). Qualquer dúvida, entre em contato conosco que vamos tentar te ajudar da melhor forma possível!